Saiba tudo sobre brinquedoteca: o que é, curiosidades e mais!

19 Set, 2018

Saber tudo sobre brinquedoteca é entender mais sobre a felicidade das crianças. A brinquedoteca é um espaço democrático que vai além do mundo real. É nela que as crianças liberam a criatividade, emoções, sonhos, as risadas mais gostosas e a felicidade de poder brincar sem se preocupar com o tamanho do desafio da sua próxima jornada, ou melhor, do próximo brinquedo. Papai, mamãe, titia e toda a família, continuem lendo nosso texto e saibam tudo sobre brinquedoteca e, em especial, sobre a brinquedoteca do Mandaka.


Era uma vez...
Você sabia que a primeira brinquedoteca surgiu há mais de 80 anos? Foi em Los Angeles, nos anos 1930. A ideia partiu de uma empresa de brinquedos que era constantemente furtada por algumas crianças. Assim, ela decidiu “facilitar o trabalho” e tornar a ação mais honesta. Criaram a primeira brinquedoteca do mundo, com diversos brinquedos que as crianças podiam pegar emprestados, brincar e depois devolver. Muito mais legal, né? Assim, todo mundo conseguia brincar com todos os brinquedos.

Mas foi na Suécia que o nome “brinquedoteca” começou a tomar forma. Isso porque, em 1963, foi inaugurada a “Lekotec”, que seguia o conceito de emprestar os brinquedos e promover a orientação infantoeducativa para as famílias que tinham crianças especiais, criando estímulos por meio da filosofia de brincar.

brinquedoteca-2

Já no Brasil, em 1971, a APAE realizou grande exposição de brinquedos pedagógicos direcionada aos familiares de crianças excepcionais, profissionais e estudantes. A exposição deu tão certo, que em 1973 a APAE implantou um sistema de rodízio de brinquedos direcionado à socialização e educação pedagógica. Assim, a primeira brinquedoteca foi inaugurada, passando a se chamar “Ludoteca”, nome abrasileirado da “Lekotec”.

Nos anos 1980, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), na qual a palavra “brinquedo” se uniu à “ludoteca”. Na mesma época, uma escola no interior de São Paulo adotou o sistema de espaço focado em brincar e não deu outra: a criançada abraçou a ideia, e a diversão se prolongou até os dias de hoje.

Brinquedoteca Mandaka
O Mandaka tem um espaço dedicado especialmente para que os pequenos possam libertar a imaginação, desenvolver-se cognitivamente, conhecer seus gostos, construir novas amizades – melhorando assim a socialização com uma grande variedade de brinquedos e jogos –, enriquecer pedagogicamente com jogos educativos e fortalecer os laços com os familiares.

brinquedoteca-2


Você sabia?
A brinquedoteca do Mandaka possui infraestrutura que garante a alegria da criançada. Conheça cada um dos nossos brinquedos e suas curiosidades:

Cama elástica
Ninguém sabe ao certo quando surgiu a cama elástica, porém existem registros de que o primeiro a usá-la foi o francês Du Trampolin, que acabou por batizá-la de trampolim na época. No início, o brinquedo na verdade era levado muito mais a sério do que apenas diversão. Ginastas de todo o mundo competiam para ver quem pulava mais alto, chegando a haver atletas que alcançaram mais de 8 metros de altura em um único pulo.

A maior cama elástica do mundo está instalada no meio de um parque na Rússia e mede mais de 50 metros, o equivalente a 13 carros. Ela é toda feita de uma espécie de borracha super-resistente.

O fato é que não importa a idade, todo mundo adora ir às alturas. Na nossa cama elástica, a criançada se diverte com pulos e acrobacias em total segurança.

Futebol de mesa
Do campo para a mesa, o futebol de mesa, totó, fla-flu ou pebolim é aquele tipo de brinquedo que ultrapassa gerações. Ao contrário do que muitos pensam, a origem está bem longe de ser brasileira. O jogo disputa a paternidade entre o espanhol Alejandro e o alemão Broto Wachter. O espanhol afirma ter inventado o jogo em 1936, quando foi atingido na guerra e foi para o hospital. Lá, junto com outras crianças, se inspirou no tênis de mesa para criar, juntamente com seu melhor amigo, um brinquedo com madeira e aço que virou a diversão das crianças hospitalizadas. Já o alemão diz que teria comercializado a mesa em 1930, sendo toda construída de madeira, com os jogadores em formato de triângulo e sacos nos gols.

brinquedoteca-2

Assim como no Brasil, existem no mundo diversas nomenclaturas para o jogo. Na Argentina, por exemplo, é chamado de metegol, enquanto em Portugal é chamado de matraquilhos.


Playground
Antes do século XX, era comum as crianças brincarem em quintais, em grandes áreas abertas, como lotes abandonados, e, claro, nas ruas. Nos Estados Unidos, não era diferente. Com o aumento da marginalização, os perigos constantes nas ruas em Boston e o crescimento da indústria com grandes arranha-céus, nos meados de 1880 surgiu a necessidade da criação de espaços públicos que fossem destinados especificamente para a recreação das crianças. Porém foi apenas em 1886 que o movimento tomou forma e foram construídos espaços de jogos e grandes pistas de corrida dedicados apenas a garotos. Com o sucesso do playground, dois anos depois, a área se expandiu com um espaço também para as meninas.

brinquedoteca-2

As crianças gostaram tanto, que, na virada do século, a cidade tinha cerca de 21 áreas abertas dedicadas especialmente a elas, e logo outras cidades dos Estados Unidos e do Canadá seguiram o exemplo de Boston e abraçaram a ideia.

Quanto mais diversificadas as experiências e o contato com brinquedos, mais as crianças exercitam a imaginação, a criatividade e a cognição. É o que acontece com o playground do Mandaka, que possui escorregador, labirinto, túnel, escalada e mais.

Videogame
Em 1949, o engenheiro americano chamado Ralph Baer refletiu sobre o quanto seria legal poder interagir com o que passasse na televisão. Mas ele não queria que os programas de TV falassem com o público, mas que o público que estivesse no comando da TV fosse inovador e especial. Então, pensou em uma TV que pudesse ser usada para jogos. Muito tempo se passou para que a sua ideia genial pudesse ser realizada, e apenas em 1968 foi lançado o Odyssey 100, o primeiro console da história – um aparelho que, ligado à televisão, permitia ver jogos. Porém, até então, só existia o equipamento, e foi aí que o físico Willy Higinbotham criou o primeiro game da história, o Pong. O interesse dele era chamar a atenção, com o game, para seu laboratório.

Hoje, os videogames são uma verdadeira febre entre crianças, jovens e adultos devido à grande variedade de equipamentos, jogos, personagens e histórias. O Pacman, por exemplo, foi o primeiro jogo da história a ter um personagem.  



Regulamento Mandaka

Pensando em criar a melhor experiência educativa e manter a segurança das crianças na brinquedoteca, algumas regras precisam existir. Confira todas as nossas:

1 – A capacidade máxima é de 30 crianças.
2 – A idade mínima permitida é de 2 anos, e a altura máxima é de 1,40m.
3 – A criança só entrará na brinquedoteca com a presença do responsável e com o cadastro feito.
4 – Será cobrado o valor de R$ 5,00 por criança.
5 – O uso do espaço e dos serviços da brinquedoteca é exclusivo para crianças cujo responsável esteja no estabelecimento.
6 – Os jogos e brinquedos disponibilizados são para uso exclusivo dentro da brinquedoteca, não sendo permitida a retirada em nenhuma hipótese.
7 – É proibido consumir bebidas ou alimentos e trocar fraldas no recinto da brinquedoteca.
8 – Não nos responsabilizamos pela guarda de valores, equipamentos ou objetos pessoais deixados na brinquedoteca.
9 – Não será permitida a permanência de crianças que provocarem algum tipo de confusão ou ação que comprometa a harmonia do espaço.
10 – A criança, depois que entrar na brinquedoteca, não sairá sem a presença do responsável.


*Lembrando que a brinquedoteca conta com monitoria especializada*

Horário de funcionamento:
Segunda a quinta: das 18h às 23h30.
Sexta e sábado: das 12h à 0h.
Domingo e feriado: das 12h às 23h.
Copyright © 2018 Mandaka
Desenvolvido por: SELVA AGÊNCIA